19/08/10

Abraças-me-nos!























O maior erro das pessoas é querer encontrar
em cada um de nós, as
virtudes que não temos e, no entanto,
desinteressamo-nos por cultivar as que
realmente possuímos. Um homem que
pensa, que calcula, pertence á espécie
e não ao sexo, será que nos seus melhores
momentos escapa mesmo ao humano?
Quando penso no círculo estreito das
mulheres que se apresentam sempre com
adornos muitas, cuja beleza nunca fora
mais do que uma flor de juventude frágil,
nem o amor lhes consegue dar esplendor,
com certos azedumes, uma espécie de
áspera lealdade, entendo-as, mas não
me reconheço nelas.
Consigo ser tão diferente!
Espero que tenha chegado àquela altura
da sua vida, variável para todos os
homens, em que se abandona ao seu demónio
ou ao seu génio e segue uma lei misteriosa
que ordena que se destrua ou se transcenda,
gostava muito que a segunda opção fosse a
mais viável, não por mero capricho ou por
querer iludir-me, eu não me iludo, mas sinto
belo, quando a intimidade dos corpos, que
nunca existiu, seja compensada pelo contacto
de dois espíritos estreitamente identificados
um com o outro.
Acho que o nosso entendimento dispensou
confissões, explicações ou reticências:
bastavam pensamentos desenhados sob
a forma de escrita.
Sinto-me esmagada pela imensidade do mundo,
o sentimento da idade e, o dos limites que afinal
nos encerram a todos, ás vezes é como uma
obsessão, tal como se dá com o amor, que
impede o amante de comer, dormir, pensar e,
até de amar, enquanto certos ritos se não
cumprem.
A minha vida é uma questão de rotina, o
temporário prolonga-se, o exterior infiltra-se
no interior e, com o decorrer do tempo a
máscara torna-se face.
O ódio, a estupidez e o delírio tiveram em
mim efeitos duradouros, agora não vejo
razão para que a lucidez, a justiça e a
benevolência não tenham também a mesma
durabilidade.
Hoje, depois de longas ausências, é
tempo de fazer novos juízos e, de também
ser novamente julgada, já deixaram de censurar
as minhas fraquezas, hoje sou eu mesma que as,
censuro, as minhas derrotas adquirem um
esplendor de vitórias, amadureci, envelheci e
tornei-me numa pessoa melhor.
Agradeço ao meu passado por ter sido
bastante longo, para me ter facultado
exemplos e, não bastante pesado para
me esmagar.
Hoje, toda a explicação lúcida me
convence, toda a delicadeza me conquista e
toda a felicidade, ainda que momentânea,
torna-me moderada.
Nunca tive um sentimento de pertencer
completamente a alguém ou a qualquer lugar,
sempre fui estrangeira em toda a parte, mas
também nunca me senti isolada em parte
alguma.
Quis mudar isso, talvez também eu me
tenha abandonado ao meu génio e seguido
a lei misteriosa de me transcender, eu e
a minha mania de erguer fortificações,
mas em suma, foi a mesma coisa que
construir diques.
Presentemente, brindo ao ardor
rendendo culto á calma, o esplendor
aos pés da beleza, por tudo se resumir
em estarmos juntos, porque todo
o prazer sentido com gosto me
parece casto.

Abraço na ausência, no meu pensamento
presente, desejando que o futuro o encerre
numa sublime recordação.

3 comentários:

  1. Quero estender meus braços
    e ser como porto a receber teus sonhos,
    sorrisos, lágrimas, receios, segredos, esperanças.
    Quero estender meu olhar
    e oferecer uma ponte para dentro da minha alma
    por onde possas atravessar sem medo
    e descansar a tua realidade.
    Quero ser silêncio
    para caber nas tuas palavras
    e ser palavra
    para preencher os teus silencios.
    Quero ser o dicionário
    onde a Amizade vem primeiro que o Amor
    pois só quem sabe Amar pode ser um Amigo
    de verdade!.

    ResponderEliminar
  2. Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...
    Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim,aprender a amar o que nos foi dado.
    Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai
    para sempre...

    ResponderEliminar
  3. Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!

    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar